A manipulação da coluna se remonta aos tempos de Hipócrates e médicos da Grécia antiga, todavia a descoberta da Quiropraxia é atribuída a D.D. Palmer em 1895 (mesmo ano da descoberta do Raio-x), com a primeira escola para a formação de quiropraxistas iniciada na cidade de Davenport, estado de Iowa, nos Estados Unidos da América em 1897.
O termo “Quiropraxia”, é derivado de do grego e significa: "Quiro": mãos e "Praxis": praticar, ou seja, "praticar com as mãos", é atribuido a D.D. Palmer e lhe foi dado por um paciente o Reverendo Samuel Weed.
Foi em 1998 que teve início o programa da Feevale, em convênio com a Palmer College, para formar docentes para o programa de graduação, com 32 estudantes, e em 2004 que as Universidades brasileiras formaram os primeiros bacharéis em Quiropraxia.
Atualmente a Quiropraxia é uma profissão da área da saúde regulamentada por lei em muitos países. No Brasil ainda está em fase de tramitação no Senado. Possui formação universitária específica, no Brasil, segundo reconhecimento do MEC, apenas a Universidade Feevale no Rio Grande do Sul e a Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.
Já são mais de 500 quiropraxistas formados no Brasil, para procurar um quiropraxista habilitado acesse o site da ABQ, a Associação Brasileira de Quiropraxia.
http://www.quiropraxia.org.br/portal/index.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário