Quem nunca ouviu falar sobre os famosos "bicos de papagaio" ou a coluna em "S"? Esses são dois exemplos de disfunções comuns da coluna vertebral os quais os indivíduos costumam confundir, então, seguem ai algumas explicações.
Atenção para não confundir:
Escoliose: desvio anormal da coluna (cervical, torácica ou lombar) lateralmente, causando a visualização da coluna como uma letra “S” se ocorrer em mais de um local. Comumente, se leve, é assintomática e em casos graves é necessário cirurgia.
Espondilose vertebral: degeneração dos discos ou das vértebras da coluna vertebral.
Espondilólise: é uma combinação de “espondilo”, que significa vértebra, e “lise”, que significa dissolver ou degenerar. Portanto, espondilólise significa dissolução ou degeneração de uma vértebra, comumente relacionada ao deslizamento anterior da mesma por ocasiões de fraturas do par articular.
Espondilolistese: ocorre quando há o deslizamento anterior da vértebra.
Hérnia ou protrusão discal: ocorre quando um disco da coluna vertebral se rompe e o material de seu interior escapa através de uma área frágil da sua camada externa. A ruptura de um disco causa dor, irradiação e, algumas vezes, lesa nervos ou até a medula.
Osteófitos ou bicos de papagaio: são calcificações comuns que ocorrem nas vértebras e na maior parte das vezes não geram complicações, às vezes, geram obstruções dos forames ou até mesmo do canal medular.
Para quem procura entender um pouco mais sobre as alterações / disfunções da coluna vertebral.
ResponderExcluirTratamento para coluna vertebral é Quiropraxia.
Atenciosamente;
Dr. Fabio Corsini Motta -
Quiropraxia Clínica – Escolha Quiropraxia e Viva bem.
http://quiropraxiaclinica.wordpress.com/